»

quinta-feira, 24 de setembro de 2009


Estilos da Música Eletrônica

Muitas pessoas acreditam que música eletrônica é sinônimo de techno, o que não é verdade.O techno é apenas um estilo dentro os diversos existentes naquilo que chamamos música eletrônica. Até mesmo bandas pop que escutamos diariamente nas rádios jovens seguidamente utilizam elementos eletrônicos em sua estrutura, embora muitas vezes isso não seja perceptível. Para entender um pouco mais, vejamos os estilos mais importantes da música eletrônica:

HOUSE - A musica house iniciou tudo. A princípio, nos anos 80, DJs de Chicago e Nova York começaram a brincar com as músicas kraftwerk , que misturavam velhas peças de discos de soul para depois fundi-las com o som de um novo aparelho eletrônico: a bateria eletrônica 808 da Roland (que encaixava perfeitamente em seus sets). O som limpo desses drums combinado com as belas vozes do soul, deram às festas uma incrível energia que foi batizada com o nome de house , pois foi na discoteca “The Warehouse”, de Chicago, que esse tipo de música entrou em cena pela primeira vez. Esse estilo chegou no seu auge no final dos anos 90, dando início a todos os demais gêneros dentro do estilo house que incluem mutações com os prefixos deep, funky, vocal, filtired, hard , dub e tek . Esses são apenas alguns. A música popularmente chamada de dance geralmente se enquadra dentro do estilo house , e não dentro do estilo techno como muitas pessoas pensam.
ACID HOUSE - O acid house foi o passo seguinte para a evolução na história do rave, como um movimento. Ele se desenvolveu quando adicionaram ao house os sons do Roland TB-303: um sintetizador -baixo eletrônico que, ao acelerar e alterar suas freqüências, adquire um som líquido que foi denominado acid. O acid house , ainda que tenha aparecido em Chicago, se desenvolveu até o final dos anos 80 na Inglaterra e foi o real gerador das festas rave - originalmente dominadas acid parties - que tiveram como pátria mítica a ilha de Ibiza (Espanha), no verão de 87.
TECHNO - As raízes do techno são, inclusive, anteriores ao house pois foram os grupos Kraftwerk, Parliament Funkadelic, Africa Bambaataa e Cybotron, que criaram as bases da sonoridade eletrônica que caracteriza. O termo "Techno" se atribui à cidade de Detroit, onde grupos como Model 500 tornaram característico o som eletrônico gerado com instrumentos analógicos, com o Roland TR-808. Este estilo carece de vozes e se concentra principalmente no ritmo. O techno de Detroit conseguiu ser divulgado na Inglaterra e acabou adquirindo tons um pouco mais fortes, transformando-se em novos gêneros musicais, como o Acid Techno (que incorpora o acid da TR-303), o Techouse (misturado com house), Hardtechno (mais forte), entre outros.
HARDCORETEKNO - É um techno um pouco mais forte e rápido, que combina elementos industriais e novas formas de armar os ritmos. É, digamos, o equivalente ao "heavy metal " do techno. Este estilo atraiu um novo tipo de pessoa
s às festas: o público industrial e metal. Também é a base sobre a qual desenvolveram outros gêneros, como o Jungle e, mais concretamente, o Gabber (muito acelerado e escuro, tipo dark ), o Speedcore (ainda mais rápido e forte) e o Spiraltekno (que combina ritmos rápidos com sonoridades acid, techno e jungle ).




JUNGLE (DRUM 'N' BASS) - Originalmente denominado Jungle, é uma música cuja base rítmica são samplers de hip-hop e de reggae, acelerados e manipulados, que servem para construir um ambiente no qual predomina a utilização de instrumentos de percussão sobre uma base geralmente feita com baixos fortes e prolongados. O Jungle também incorpora elementos da cultura reggae e, muitas vezes, tem letras estilo hip-hop ou ragga. É assim que o Jungle conseguiu um som predominantemente ragga, e o Drum 'n' Bass surgiu com cadências mais escuras para inspirar outros estilos, como o DarkStep (escuro, meio industrial), o TechStep (muito sintético), o JazzStep (melódico, jazzy), o Jump-up ( muito agitada, simples e, ao mesmo tempo, forte) e outros.
TRANCE - O Trance é um estilo criado do techno, só que um pouco mais suave e melódico. Não tem as vozes características que faz com que esse ritmo seja extremamente dançante e fácil de digerir. Por isso, ficou rapidamente conhecido na Europa e deu uma mãozinha para outros subgêneros como o acidtrance (com TB 303s) e o hardtrance (mais forte).
GOATRANCE - O GoaTrance é um estilo que está diretamente ligado às " acid parties " ao ar livre. Surgiu em Goa na Índia, lugar onde vivem muitas comunidades hippies e onde os europeus vão nas suas férias. Goa é um lugar legendário dentro da cultura psicodélica, refúgio de muitos hippies dos anos 60, que se cansaram da cultura e forma de vida das sociedades e se retiraram para essa paradisíaca praia para meditar.O ritmo é bem parecido ao do trance, mas as melodias e harmonia se tornaram mais complexas, pois são cheios de delays e sons psicodélicos. O Goa trance se transformou no que hoje chamamos de psychodelictrance , que é um pouco mais forte e rápido. Essa é uma cultura com um estilo bem diferente de festas, tendo como ponto forte as festas realizadas ao ar livre que duram até o amanhecer.
AMBIENT - Dentro da eletrônica é uma música que tem como propósito criar um ambiente sonoro mais mental e dar um descanso aos ritmos rápidos e aos bailes. A idéia é descansar e relaxar e depois dançar sem parar.Também tem formas diferentes que vão desde o escuro até o melódico e sutil.
TRIBAL - É uma música que incorpora elementos rítmicos e sons de culturas tribais, indígenas e, em partes, da world music. É bastante livre e aberto e pode se misturar também dentro de outros gêneros. Uma das características do tribal é que ele é executado usualmente, ao vivo, com instrumentos de percussão real, somados a toda a aparelhagem eletrônica.
(tecnobaladas)

0 comentários: